Síndrome do Ovário Policístico

8/29/20241 min read

Síndrome do ovário policístico é um distúrbio endocrinológico caracterizado pela produção maior do hormônio masculino em mulheres.

O nome policistico se dá pelo aspecto de vários pequenos cistos nos ovários durante a síndrome ou aumento de tamanho. Os principais sintomas são as alterações menstruais. O ciclo menstural se torna irregular e muito espaçado.

Outro sintoma comum é o hirsutismo (o aumento de pelo em regiões do corpo da mulher nos lugares que costuma ser maior nos homens, como rosto, seios e região no centro do abdome. Pode aumentar de peso e ter problemas de fertilidade (maior presença de testosterona, afetando a ovulação). Mas calma, é possível engravidar! Só aderir ao tratamento.

Níveis mais elevados de insulina e resistência à insulina são bem comuns e apresentam um papel fote no desenvolvimento da síndrome. Há maior chance de desenvolvimento de diabetes e hipertensão.

O diagnóstico é feito por um médico através de anamnese e de exames ginecológicos de rotina. E o tratamento ideal é a combinação de medicação para controle de sintomas, dieta e exercícios físicos.